Blaumut, Els Catarres e Els Amics de les Arts: Bandas catalãs que você precisa conhecer!

Blaumut

“Blaumut é uma das bandas catalãs mais populares na Espanha”

Rica em gêneros musicais e representatividade, a música espanhola conta com bandas contemporâneas como The Sweet Vandals, The Excitements e Corizonas. Algumas, como o próprio The Excitements, são da Catalunha e trazem o melhor do som dessa região.

Representando a língua catalã, em espanhol ou até mesmo em inglês, algumas bandas de Barcelona e cidades próximas fazem bonito no cenário europeu. E vale a pena conhecer o trabalho desses grupos musicais.

Els Amics de Les Arts

Uma das bandas mais populares da Catalunha, esse quarteto formado por Dani Alegret, Joan Enric Barceló, Eduard Costa e Ferran Piqué está na estrada desde 2005 representando o folk pop catalão.  

A banda utiliza bastante ironia nas suas letras, com melodias simples e misturando alguns elementos de música eletrônica em algumas canções.

Os clipes geralmente são bem trabalhados em visual e enredo. E, como se trata do gênero folk pop, as músicas tendem a ter um tom animado. Eles já lançaram mais de seis álbuns de estúdio e outros especiais.

 

The Freak Fandango Orchestra

Já escrevemos sobre essa divertida banda catalã no site. Na ativa de 2006 até o início deste ano, o conjunto musical tinha como principais características os gêneros punk, punk-rock, gypsy e polca.

Representando muito bem a música catalã, eles utilizavam vários elementos da região em suas músicas e faziam questão de animar a plateia em shows ao vivo.

Não é uma banda tão popular quanto Eis Amics de Les Arts, mas tem sua representatividade na Catalunha. Eles lançaram dois álbuns de estúdio — o último veio em 2014, o Wild Goats and Useless Heroes.

 

 

Acció

Formada na cidade de Girona, ao norte de Barcelona, a banda Acció traz um ritmo sempre muito animado da música pop catalã.

A música Tot Està per Fer é o principal hit da banda e conta com mais de três milhões de plays no Spotify. Além do pop, a banda também tem influências do reggae e ska.

 

 

Blaumut

Uma das bandas mais famosas da Catalunha, Blaumut junta pop, folk, indie, rumba e uma pitada de música clássica no seu repertório. A notoriedade é tão grande que eles já levaram o prêmio Enderrock, que é uma das maiores honrarias que um grupo musical pode conseguir na Catalunha.

Do álbum El Primer Arbre del Bosc, lançado em 2015, a música Pa amb Oil I Sal foi um grande hit na Espanha e no Spotify já tem quase cinco milhões de plays.

 

 

Els Catarres

A pequena cidade de Aiguafreda tem pouco mais de 2 mil habitantes e a banda Els Catarres ajudou a colocar esse lugar no mapa da música catalã. Suas músicas são bem animadas, com som diversificado e batida rápida. Eles misturam o folk e o pop como gêneros principais.

A banda de Aiguafreda tem muita conexão com Barcelona e eles já realizaram vários shows lá. A capital catalã é uma cidade praiana que proporciona muito entretenimento, e o Els Catarres traduz isso muito bem para o seu som. Com um ritmo animado e de clipes descontraídos, a banda também já fez ensaio fotográfico na famosa praia de Barceloneta.

 

 

The Excitements

De Barcelona, essa banda traz muito do blues e do soul nas suas diversificadas composições. Apesar da identificação com a Catalunha, o conjunto canta as músicas em inglês e é composto por sete membros – sendo bem popular no cenário da música espanhola.

Um som forte e representativo sob a voz de Koko-Jean Davis, a banda lançou o último álbum em 2016, chamado Breaking The Rule.

 

 

Mishima

O nome é japonês e de fato tem conexão com o Japão — a banda faz homenagem ao escritor Yukio Mishima. No entanto, eles representam parte da cultura catalã nas suas músicas.

Mishima já teve alguns álbuns com músicas em inglês e a banda já está na estrada há duas décadas. Eles tiveram maior sucesso cantando em catalão e o último disco (lançado em 2017) chamado Ara i res é bem popular na região.

 

Enjoy o/

Publicações Relacionadas

Sobre Cristian Farias

Admin e criador do http://euescuto.com.br
Categoria(s): Folk, Gypsy Punk, Indie Folk, Indie Pop, Pop, Punk Rock, Rhythm Blues, Soul