Música Espanhola: Conheça Sangre de Muerdago, Ponny Bravo e Toundra!

Bandas espanholas que valem a pena curtir!

Bandas espanholas

A música espanhola é diversa e historicamente rica em qualidade. Seu atual cenário mantém esse padrão histórico de excelência com bandas bem interessantes. Nos últimos anos, através de várias opções via stream como Spotify e Deezer, a música espanhola tem ganhado mais espaço em culturas distintas.

Assim como na música, a Espanha é um país multifacetado e tem forte representação internacional em várias frentes, como na arte de Antoni Gaudí, nos vinhedos de Santiago de Compostela e em outros grandes eventos que são promovidos em Barcelona, por exemplo.

Neste artigo, vamos apresentar algumas bandas espanholas de variados estilos que traduzem um pouco da pluralidade cultural desse país.

Sangre de Muerdago

 

região da Galícia, localizada no Noroeste da Espanha, tem cultura vasta e uma história viva e intensa que remonta a tempos pré-históricos, repleta de episódios importantes. Um dos símbolos dessa cultura é a banda folk Sangre de Muerdago.

Desde 2007, a banda liderada por Pablo C. Ursusson tem enriquecido progressivamente sua produção discográfica, bem como suas performances ao vivo, em busca de novas histórias para contar e lugares mitológicos para se apresentarem.

Um dos melhores álbuns da banda é “O Camiño das Mans Valeiras”. “É um álbum muito leve, você ainda pode sentir toda aquela melancolia sempre presente em nossa música. No nível musical, acho que finalmente conseguimos uma gravação muito próxima do que estávamos procurando, eu sempre achei que nossas gravações passadas não tinham muita intensidade do que nossas performances ao vivo têm, mas nesse último álbum, nós temos mais desta intensidade na gravação”. Revelou um dos integrantes da banda em entrevista para o site Yoshiwara Collective.

 

 

Ponny Bravo

 

Em atividade desde 2006, Ponny Bravo é uma banda de Sevilha e uma das mais famosas da região da Andaluzia. O grupo é formado por Daniel Alonso, Pablo Peña, Darío del Moral e Javier Rivera.

O Ponny Bravo se destaca devido ao seu estilo eclético e também por proporcionar apresentações ao vivo marcantes em festivais. “Sou fã de festivais, mas também de público. Além de assistir ao vivo os grupos que gosto, o melhor é descobrir bandas. Como grupo, tocar em um festival é um desafio porque você age diante de pessoas que não são necessariamente seu público”, afirma Daniel Alonso, vocalista da banda.

Nos últimos anos, a banda de Sevilha tem impressionado o público europeu com letras sobre a sociedade e cultura em geral, com estilo musical que mistura rock, flamenco, jazz, música eletrônica, reggae e blues.

De acordo com os integrantes da banda, as influências de Pony Bravo giram em torno do rock andaluz dos anos 1970, com grupos de referência como Radio Futura e Derribos Arias, não deixando de lado grandes mestres do rock andaluz como Silvio Fernández Melgarejo, por exemplo.

 

 

Toundra

 

Grupo criado em 2008 por quatro músicos (Daniel Latorre, Ignacio Benito, Gaita charra, Francisco González e Jorge Garrido) da cidade de Logroño, a banda Tundra tem variados estilos musicais em estrutura – como rock, jazz e folk. Essa diversidade é incorporada nos instrumentos que eles tocam, alguns deles feitos a mão por um dos integrantes da banda espanhola.

O álbum “Superball Music” é considerado por boa parte da crítica espanhola como o melhor produzido pela banda. Com som mais pesado em relação a outros trabalhos anteriores da Toundra, esse álbum foi eleito por muitos especialistas como um dos melhores lançamentos de rock de todos os tempos em solo espanhol.

Em seu repertório estão composições originais que abrem espaço para improvisação e adaptações personalizadas de ritmos e melodias tradicionais. Vale ressaltar que a banda também é reconhecida por entregar excelentes performances ao vivo e proporcionar experiência audiovisual intensificada por projeções de vídeo.

 

 

Outras bandas espanholas que valem a menção

 

 

Grupos como The Freak Fandango Orchestra, The Excitements, Stay, The Soulbreaker Company, Corizonas, Brutus’ Daughters e Sweet Vandals podem não ser conhecidos por grande parte do público brasileiro, mas são referências na Espanha e também se destacam pelos seus sons e ritmos variados.

Sobre Cristian Farias

Admin e criador do http://euescuto.com.br
Categoria(s): Blues, Eletronic, Folk, Jazz, Reggae, Rock